Unidade do Câncer de Alagoas.


O Começo:

 

                                                                  

    

Em setembro de 2001, uma clínica de oncologia em Maceió iniciou um trabalho social de atendimento domiciliar (Home Care) a pacientes carentes com Câncer avançado (fora de possibilidade de cura atual) com o objetivo de prestar Cuidados Paliativos, ou seja, controlar a dor e outros sintomas da doença, além de proporcionar o suporte psicológico e social, sem nenhum custo aos pacientes. Porém, a demanda de pacientes entre o ano de 2002 e 2003 se tornou tão exacerbada, que este serviço se mostrou extremamente insuficiente.  Devido a dificuldade de acesso aos serviços de saúde públicos, principalmente, para o tratamento oncológico, um grande número de pacientes com câncer que se encontram fora de possibilidade de cura terapêutica atual são encaminhados para suas casas sem o devido controle da dor e de outros sintomas decorrentes do Câncer, e sofrem até o fim da vida com os transtornos da progressão da doença. Diante disso, surgiu a idéia de criar uma Organização Não Governamental (ONG).Nasce então, em setembro de 2003, a Unidade do Câncer de Alagoas (UNICA), que segue a filosofia Hospice, a qual oferece assitência de saúde gratuita aos pacientes internados.    

 Logomarca da UNICA.

O desenho lembra uma flor. Os tons alegres simbolizam paz e conforto. Os arcos em forma de U, ao mesmo tempo em que isolam o problema (ponto vermelho - Câncer), podem ser interpretados como um abraço ao paciente, proporcionando calor humano, conforto e solidariedade, bem como demonstram a união de várias forças-energia.

 


Nossos Usuários:

 

Nós atendemos pacientes fora de possibilidade de cura terapêutica atual com câncer. Extremanente carentes sócio-economicamente, com exames comprovando a doença (biópsia) e relatório médico informando a situação atual do paciente encaminhando para assitência paliativa.

Esse serviço prestado a comunidade é de grande importância devido a não existência de leitos hospitalares disponíveis no Estado para atendimento exclusivo de pacientes em Cuidados Paliativos Oncológicos, necessitando assim de uma maior divulgação dos serviços prestados na unidade.



 Sobre Nós:

 

Cuidados Paliativos:

 
* Fornecem o alívio da dor e outros sintomas que afligem os pacientes;
* Integram os aspectos psicológicos, sociais e espirituais aos cuidados destinados ao paciente e a sua família;
* Afirmam a vida e consideram a morte como um processo normal;
* Não pretendem antecipar nem adiar a morte;
* Têm como finalidade preservar a máxima qualidade de vida até a morte.
 

Nossa Meta:

* Aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida de pacientes carentes portadores de câncer avançado fora de possibilidades terapêuticas, através da implantação e promoção de cuidados paliativos de saúde, no Estado de Alagoas.
 
 

Nosso Trabalho:

 
* Assistência ao paciente através do atendimento ambulatorial, da internação (Hospice) e do atendimento domiciliar (Home care).
 
 
 

A UNICA vive de doações, necessitando assim de sua ajuda para continuar cuidando de quem precisa.

 

 

 




Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!